sábado, 23 de julho de 2011

Clamidiose - O que você deve saber!


Dentre as infecções que em plantéis de aves, a Chlamydophila psittaci é a mais freqüente. Este patógeno é o causador da doença chamada Psitacose, também conhecida como Clamidiose ou Ornitose. Essas espécies também podem infectar outros animais e até seres humanos. Um surto de psitacose pode se espalhar por todo um plantel com resultados devastadores. E em longo prazo, pode dar origem a doenças multi-sistêmicas.

Aves infectadas podem desenvolver sintomas variados como falta de apetite, perda de peso, depressão, alterações no comportamento, fezes amolecidas e esverdeadas, secreção em olhos e narinas. Porém vale lembrar que muitas aves são portadoras, mas não demonstram qualquer sinal de doença enquanto permanecem em boas condições de manejo e alimentação.


As aves reprodutoras podem transmitir a doença à sua prole, que corre o risco de morrer nas fases iniciais do desenvolvimento. As aves jovens são as mais suscetíveis à infecção, tornando-se severamente debilitadas e apenas uma pequena porcentagem das aves infectadas apresenta sintomas clínicos. Em aves exóticas, segundo relatórios científicos, a taxa de infecção pode chegar próxima a 100%.

Dessa forma, aves portadoras podem permanecer com poucos ou nenhuns sinais clínicos por anos, tornando-se altamente contagioso para as aves companheiras de gaiola.
Como já sabemos, a Clamidiose pode ser transmitida para seres humanos. Embora a infecção seja normalmente branda, pode ser muito perigosa para pessoas com o sistema imune comprometido, doentes, idosos e crianças.

São sintomas semelhantes a um resfriado, como febre, calafrios, dores de cabeça, fraqueza, fadiga e sinais de doença respiratória podem ser observados. Qualquer indivíduo exposto a aves de estimação e que apresente tais sintomas deve procurar um Médico rapidamente.


Quer saber mais? Entre em contato conosco.
Fone: (44) 3029-9660

Email: atendimento@scbiotec.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário